Você sabe o que é supressão de instância?
CONCEITO DE SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA
Explicando de forma bem fácil e didática:
A supressão de instância é uma irregularidade processual que acontece quando a instância superior decide uma questão não examinada pela instância inferior.
EXEMPLOS DE SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA
Vou dar alguns exemplos de como ela acontece na Justiça do Trabalho para você entender:
EXEMPLO 1:
Reclamante pede horas extras e horas de sobreaviso e na sentença o juiz decide apenas sobre as horas extras, mas não fala nada sobre o sobreaviso. Como houve uma omissão, a parte deverá pedir complementação da decisão via Embargos de Declaração.
Se fizer o Recurso Ordinário direto, acontecerá a supressão de instância.
EXEMPLO 2:
A executada interpõe Agravo de Petição contra decisão que homologou os cálculos de liquidação sem antes garantir a execução e impugnar a decisão via Embargos à Execução.
EXEMPLO 3:
A parte apresenta em sede de recurso tese não suscitada perante o juiz de primeiro grau (ex.: reclamante alega que houve dano moral porque foi xingado pelo superior hierárquico, mas no recurso argumenta dizendo que foi agredido fisicamente, mudando o argumento inicial).
EXEMPLO 4:
Juiz de primeiro grau desconsidera o depoimento de uma testemunha por entender que está configurada a amizade íntima, porém o Tribunal afasta a contradita e entende que eram apenas colegas de trabalho.
Para evitar negativa de prestação jurisdicional o TRT determina o retorno dos autos à origem, para que seja proferida uma nova decisão, só que desta vez considerando o depoimento da testemunha contraditada.
VIOLAÇÕES DECORRENTES DA SUPRESSÃO
Essa irregularidade viola diversos princípios importantes:
- Devido processo legal
- Contraditório
- Ampla defesa
- Duplo grau de jurisdição
CONSEQUÊNCIAS DA SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA
É importante ficar atento, pois se for constatada a supressão de instância, poderá ocorrer a anulação do processo.
Como eu citei em um exemplo aí em cima, algumas vezes acontece o retorno dos autos à origem para a análise regular da questão e assim o processo segue seu curso regular.
A verdade é que quando falamos sobre esse tema, estamos falando de saber Prática Trabalhista, saber trabalhar de verdade.
Se você precisa aprender a trabalhar, saber o que fazer no dia a dia e ter confiança, CLIQUE AQUI ou no botão abaixo e faça sua inscrição e venha aprender de forma simples comigo.
Perfeito como sempre!
Muito obrigado!
Obrigada por sempre ser tão bacana no feedback, Jussan! 🙂