Na Justiça do Trabalho as audiências normalmente são marcadas de 10 em 10 minutos e, por esse motivo, os atrasos são comuns. Mesmo assim, a pontualidade é essencial.
Ao chegar para a sua audiência, você pode encontrar quatro situações diferentes. Se chegar atrasado ou não estiver prestando atenção no que está acontecendo, pode perder a audiência em três delas:
1. Vara DO TRABALHO atrasada
Aqui não tem o que fazer. É sentar e esperar.
2. Vara DO TRABALHO no horário
No horário programado é feito o pregão e as partes entram na sala de audiências.
3. Vara do trabalho atrasada que apregoa no horário
|No horário programado é feito o pregão. Um assistente do juiz reúne as partes e verifica se tem acordo. Se tiver, ele passa na frente. Se não tiver, as partes aguardam o horário da audiência.
4. Vara do trabalho atrasada que adianta audiências na sala ao lado
No horário programado é feito o pregão. Um assistente do juiz reúne as partes e verifica se tem acordo, perícia, adiamento, redesignação, encerramento de instrução, etc. Se naquele processo estiver para acontecer qualquer coisa que não seja a instrução, as partes vão para uma sala separada e o próprio funcionário faz a ata e libera as partes.
Assim, não conte com a sorte. Não chegue em cima da hora.
Se programe para comparecer à audiência no horário marcado. Ainda que a Vara que você tem que ir tenha o costume de atrasar, na Justiça do Trabalho há uma grande rotatividade de juízes substitutos e pode ser que bem naquele dia um deles tenha assumido os trabalhos e mude a dinâmica das coisas.
A regra é a Vara apregoar no horário, então fique atento!
A verdade é que quando falamos sobre audiências trabalhistas e como se portar perante o Juiz, estamos falando de saber Prática Trabalhista, saber trabalhar de verdade.
Se você precisa aprender a trabalhar, saber o que fazer no dia a dia e ter confiança, CLIQUE AQUI e faça sua inscrição e venha aprender de forma simples comigo.