A audiência é um conjunto de coisas que devem acontecer no momento certo e isso inclui o momento do reclamante falar com o juiz.
Percebo que muitos advogados não orientam seus clientes nesse sentido, o que leva a uma audiência em que o reclamante tenta falar a todo momento, chegando a interromper o juiz. A culpa, obviamente, é do advogado, que não explicou como as coisas devem acontecer.
Toda a fala da audiência, seja do reclamante ou da reclamada, é feita apenas pelo advogado.
Na hora da audiência o Reclamante só poderá falar nesses casos:
- Cumprimentos de praxe (“bom dia”, “boa tarde”, etc).
- Depoimento pessoal do reclamante.
- Quando o juiz fizer uma pergunta diretamente ao reclamante.
Nos demais casos, oriente o seu cliente a não se manifestar.
Se ele começar a falar, interrompa-o no mesmo momento e baixinho informe que ele não pode falar naquele momento e que se ele tiver alguma dúvida, pode falar direto com você (se for o caso, deixe um pedaço de papel para ele escrever durante a audiência, assim vocês podem se comunicar).
DICA EXTRA
Leve um checklist com o roteiro da audiência e esboço das perguntas, pois isso facilita a sua conduta profissional. Anote nessa lista também as perguntas que forem indeferidas, ok?
Lembrando que é papel do advogado deixar o cliente seguro de como o processo transcorrerá e isso só é possível com transparência e uma explicação minuciosa de cada passo. Lembre-se que para você aquilo é corriqueiro, mas para o reclamante é tudo novidade!
A verdade é que quando falamos sobre audiências trabalhistas e como se portar perante o Juiz, estamos falando de saber Prática Trabalhista, saber trabalhar de verdade.
Se você precisa aprender a trabalhar, saber o que fazer no dia a dia e ter confiança, CLIQUE AQUI e faça sua inscrição e venha aprender de forma simples comigo.
Olá Dr. Melissa.
Meu está SOLICITAÇÃO RECOLHIMENTO INSS, e agora atualizou pra disponível no diário oficial, o q vem depois?
O caso já foi a 2° instancia e já voltou a 1° instância, e já se passou 5 anos.
Oi, Wendel! Tudo bem?
Não dá para saber só com as informações que você relatou…
O ideal é conversar com o seu advogado.
Boa sorte!
Bem eu sou cliente. E eu fui pra minha audiência e o qie aconteceu,o meu advogado ficou mudo e calado e não me deixou falar nada. A testimunha da empresa mentiu avontade, eu. fiquei catucando ele sobre isso e ele não quis ouvir as 2 outras testimunha qie eu levei e terminou eu perdendo a ação na primeira estancia.
Então se é pro Reclamante ficar calado. Praque ele ir a audiencia?????. Não faz sentido.
Oi, Paulo! Tudo bem?
O reclamante pode falar na audiência, mas tem um momento certo para isso, conforme eu expliquei no texto.
Comparecer na audiência é importante, já que a ausência importa em pena de confissão 😉
Oi, tudo bem?Você deve conversar com o seu advogado!Boa sorte 😉
Olá doutora Melissa!!!TEREI UMA AUDIÊNCIA TRABALHISTA DE TANTO ESFORÇO EXECUTANDO TRABALHOS PARA HOMENS FIQUEI COM ARTROSE É HÉRNIA NA LOMBAR .MEU ADV.PEDIU Q EU PAGASSE UM PERITO JUDICIAL PARA AJUDAR NA AUDIÊNCIA… ISSO É CERTO? BJS
Só atuo na área Trabalhista… Não saberia como ajudar 🙁
Eu denunciei uma veterinária q fez procedimento errado no meu cachorro sofreu mto e morreu. As testemunhas ela só falaram mentira assim como ela. Agora vamos ter audiencia em Curitiba para finalizar os depoimentos pois ela fez procedimentos contra o código d ética e sem minha permissao, termos 15 mim para falar vc poderia me ajudar com esses 25 minutos por favor
Paulo, tudo bem?Você deve conversar com o seu advogado!Boa sorte 😉
Eu mesmo fui pra audiência com o meu advogado eu queria que ele falasse com o juiz pra que eu desse o meu depoimento pessoal. Mas ele não quis. Eu levei 3 Testimunhas mas ele so quis ouvir so uma enquanto a reclamada so levou uma que mentiu disfarçadamente e o juiz terminou negando todos os meus pedidos por causa do depoimento da unica testimunha da reclamada. Tivemos agora que entra com o recurso.