9 dicas para falar em público
Um dos papéis do advogado é usar a oratória, seja em audiência, sustentação oral, palestra, reunião, leitura, entrevista e tantos outros desafios que a carreira jurídica traz.
Se você é tímido ou tem dificuldade de falar em público, anote essas dicas:
As coisas acontecerão da forma que você imaginar. Se ficar pensando que vai dar tudo errado, provavelmente vai mesmo. Acredite no seu potencial e preparação, que no final tudo se resolverá naturalmente.
Esqueça das vezes em que tentou falar em público sem sucesso ou daquela história que aconteceu com o seu primo quando teve que se dirigir a uma audiência. Mantenha-se concentrado e prepare-se para dar o seu melhor.
Se for uma aula, use linguagem mais simples para os alunos entenderem, se for uma sustentação oral, aborde os pontos mais relevantes usando os termos jurídicos corretos, se for uma reunião com o cliente, fale claro e procure mostrar como você pode somar ao processo dele, enfim, estude bem quem é o seu público e use a língua dele.
Essa é a minha principal dica: saiba mais sobre o assunto do que qualquer pessoa que vai te ouvir. Se prepare algum tempo antes, estude a fundo os tópicos que vai tratar e adicione elementos que podem ajudar, assim, quando for questionado sobre algum ponto, já estará mais do que preparado.
Jamais confie só na sua memória. Faça um roteiro (ainda que sejam só os tópicos principais), pois se der branco, você conseguirá retomar rapidamente o assunto e desenvolver o raciocínio.
Isso também é muito importante para saber se na prática você consegue falar com desenvoltura, se o tempo está adequado, se conseguirá desenvolver os tópicos baseado no seu roteiro, enfim, o importante é praticar a fala. Pode ser na frente do espelho, para um parente, amigo ou até sozinho em voz alta. Treine até sentir segurança.
Já falamos aqui no blog sobre a importância de ser vestir bem e de ter a postura adequada. Se tiver uma situação importante em que tenha que se dirigir a outras pessoas, use uma roupa condizente e se porte bem. Isso transmitirá confiança à sua audiência.
Ao ficar nervoso, o corpo se agita, o suor aparece, a respiração ofegante logo em seguida, a ansiedade aumenta e aí você estará a um passo de dar tudo errado. Pare um momento, inspire profundamente e solte o ar devagar. Repita umas duas ou três vezes. Isso ajudará seu corpo a se acalmar.
Outra coisa que o nervosismo trás é uma fala muito rápida ou muito devagar, repetindo palavras como “é”, “hum”, etc. Depois de respirar, procure falar com naturalidade e entusiasmo, mas sempre respeitando a linguagem da sua plateia.
Lembre-se: nessa profissão você falará muitas vezes em público.
As primeiras podem não te deixar satisfeito, mas com o tempo você melhora 🙂